EM 335 - Tecnologia Mecânica - Turma A
Grupo 7 - "5S e Seis Sigma
"

      5S - Origem

     5S é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, ficou conhecida também como Housekeeping. A denominação 5S é devida às cinco atividades seqüenciais e cíclicas iniciadas pela letra "S", quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE.

     Algumas empresas no Japão utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da Qualidade Total. Os efeitos do 5S são tão abrangentes que o tornam uma prática fundamental para obtenção e consolidação do processo educacional de quaisquer atividades.

     Apesar do 5S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, a sua essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos, que zele pela higiene, segurança, bem-estar, sensatez e respeito ao próximo.

     No Brasil, várias empresas vêm desenvolvendo a prática do 5S (algumas usando outras denominações para o programa) com bons resultados, como por exymplo: CEMAN, CVRD, CSN, FORD, PETROBRAS, PRONOR, AMBEV, MOTRIZ EJ, etc. A responsabilidade pela gestão varia de acordo com cada empresa. Em algumas, a gestão está por conta da área de recursos humanos ou secretaria da qualidade. Em outras, a responsabilidade é da área de segurança industrial ou, até mesmo, da área de produção. 

     Independente de quem seja o responsável, é necessário que a prática do 5S ocorra em toda a empresa e em todos os níveis, trazendo os benefícios que serão citados mais tarde.

Voltar